terça-feira, 28 de maio de 2013

Principais Obras

Leviatã (1651)

O livro publicado em 1651, homônimo ao Leviatã bíblico, diz respeito a sociedade e ao governo legítimo e é considerado um dos exemplos mais antigos do contrato social, além de uma das referências do pensamento político.Entre as teses defendidas por Hobbes em sua obra, está de que o homem é um animal fora de controle que depende de um governante absoluto que o domine e o force a seguir um determinado conjunto de regras para o convívio.A máxima que identifica livro é “o homem é o lobo do homem”.
De Cive (1642)
“Do Cidadão”, primeira parte da trilogia planejada por Hobbes durante seu exílio na França, é composta por três temas da natureza humana: liberdade, império e religião. Foi completa em 1641 e publicada em 1642, mas a primeira versão em inglês surgiu apenas 9 anos depois sob o nome Philosophicall Rudiments Concerning Government and Society.Na primeira parte, ele aborda a condição humana lidando com as leis naturais; na segunda, a necessidade do estabelecimento de um governo estável; finalmente na terceira, declarações a respeito de teologia.
De Corpore (1655)
Sob o título original em latim Elementorum philosophiae sectio prima De corpore, Hobbes publicou em 1655 o segundo volume de sua trilogia sobre o conhecimento humano. Apesar do nome que sugeria filosofia natural, as quatro partes que compunham o livro eram divididas de seguinte forma: a primeira sobre lógica, a segunda sobre conceitos científicos e a terceira sobre geometria. Na quarta e última parte do livro, o assunto estudado era a física.
Outras Obras
  • 1620. Three of the discourses in the Horae Subsecivae.
  • 1629. Translation of Thucydides’s History of the Peloponnesian War
  • 1640. The Elements of Law, Natural and Politic
  • 1650. Treatise on Human Nature
  • 1658. De Homine (Latin)
  • 1654. Letters upon Liberty and Necessity
  • 1656. The Questions concerning Liberty, Necessity and Chance
  • 1675. English translation of Homer’s Iliad and Odyssey
  • 1681. Postumously A Dialogue between a Philosopher and a Student of the Common Laws of England (written 1666)
  • 1681. Posthumously Behemoth, or The Long Parliament (written in 1668, unpublished at the request of the King)

Nenhum comentário:

Postar um comentário